Carta de Apresentação

Um curriculum vitae, ainda que bem feito e que observe as regras básicas para um bom currículo, será muito mais bem recebido se vier acompanhada de uma Carta de Apresentação ou até recomendação, ou mesmo de uma simples justificativa de sua apresentação à empresa que oferece a vaga. Após ler o texto você poderá ainda fazer o DOWNLOAD gratuito de 4 Modelos de Carta de Apresentação.

Lembre-se de que você deverá sempre fazer acompanhar seu currículo de uma carta de envio ou carta de apresentação do currículo. Ao se redigir essa carta, observe as dicas abaixo para que você aumente as chances de ser lido:

  • Ressalte seu objetivo: Os candidatos devem saber por que escrevem para a empresa, e esse porquê pode ser anunciado na carta de apresentação. Do jeito que você apresentou seu currículo vai ser útil e vai ser gerado o interesse em ler sua apresentação?

Seja breve: A carta de apresentação deve ser objetiva e clara, nada de detalhes ou publicidades sobre sua pessoa. Deixe isso para seu Curriculo que vai dizer necessariamente quem você é. Regra: 1 página somente. Se for por indicação de alguém e for necessário citar isso, a carta de apresentação poderá ter até 1 página e meia.

  • Tenha foco: já dizia o criador da Apple: “foco é tudo”. Se você estiver buscando uma vaga anunciada, foque-se em conseguir a vaga. Por isso a carta de apresentação deve mencionar aquela vaga em específico. Se você apreendeu a informação que queremos passar, NUNCA FAÇA UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO PADRÃO para vários cargos. Você terá que fazer sempre uma carta de apresentação para o cargo que deseja concorrer.

Seja realista com suas pretensões: nunca escreva em uma carta de apresentação desejar crescer na empresa “até o cargo de Diretor”. Seja realista e não abuse dizer que pretende crescer acima do seu nível atual. Seja inteligente para não ser interpretado como arrogante.

  • Enalteça suas qualidades profissionais: A carta de apresentação deve resumir suas principais qualidades. Destaque resumidamente seus diferenciais.

Eventual espaço grande de tempo sem emprego devem ser explicados: candidatos com boas qualificações que apresentam um espaço grande sem explicações no currículo devem informar o motivo na Carta de Apresentação do Currículo, de maneira breve. Omitir isso pode ser causa de eliminação.

  • Modere ao falar de suas qualidades: Evite exaltar suas qualificações pois pode parecer pedante ou arrogância. Sua apresentação deve ser sincera e objetiva. Nunca minta ou insira informações falsas.

Tenha uma boa redação: A língua falada é diferente da linguagem escrita. Não abuse também de linguagem rebuscada. Adapte algum dos modelos de Carta de Apresentação abaixo para o cargo desejado e lembre-se: FAÇA UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA CADA CARGO DESEJADO, com detalhes da vaga, para não parecer que sua apresentação é como um “Formulário” comprado em qualquer lugar.

Modelos de Carta de Apresentação para Download:

 

MODELO Carta de Apresentação 1

 

MODELO Carta de Apresentação 2

 

MODELO Carta de Apresentação 3

 

MODELO Carta de Apresentação 4

(Por indicação)